quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Pais Omissos, Filhos Perdidos...

Estava pensando esses dias:
O QUE SERÁ QUE ESTÁ ACONTECENDO COM OS PAIS DE HOJE???
Na segunda-feira (26/janeiro), eu estava assintindo a novela "Caminho das Índias" e vi uma cena que me deixou chocada, indignada.


Nesse episódio, Zeca agredia a professora e dois alunos foram em defesa dela. Mais tarde, Zeca foi porcurar eles dois (junto com os amigos), porém só encontrou um, e o agrediu. A cena foi tão "real" que chega me deu aquela aflição. Eu realmente senti a emoção do momento.
O fato é que ele faz isso porque sabe que vai ter os pais sempre apoiando suas atitudes e que eles sempre darão cobertura. Por isso o título.

Então queria questionar aqui algo muito importante:
O QUE SERÁ QUE ESTÁ ACONTECENDO COM OS PAIS DE HOJE???

Segundo o dicionário, a palavra Omissão significa: a pessoa que se omite a uma obrigação de fazer, fica inerte, negativa, ou seja, ser omissão é deixa de cumprir com a sua obrigação, com sua responsabilidade. E a responsabilidade que os pais tem com os filhos é ENORMEEE, pois educar uma pessoa nos dias de hoje não é a tarefa mais fácil, ainda mais com tantas "referências" que a criança tem.

Conheço algumas pessoas que são assim: Pais Omissos. Eu não entendo o porque disso, pois ninguém pediu para fazerem uma criança, mas já que a criança existe, o que se espera é o mínimo de responsabilidade, pois um filho não foi feito para ser criado "pela rua", nem ser criado pelos avôs e/ou empregadas.

Mas o que fazer para que as crianças de hoje não se tornem o marginal (não estou sendo drástica não), o irresponsável, o preguiçoso, entre outras tantas referências que podemos ter de pessoas que não tiveram os limites impostos quando foi necessário???

O texto extraido do site Pai Legal, no tópico Pro-Criando, cita 7 medidas que quando tomadas em conjunto, ajudam na educação das crianças: SACRIFÍCIO / ACORDO / OBJETIVOS / CONHECIMENTO / PACIÊNCIA / FIRMEZA / PERSEVERANÇA.
O mesmo texto cita que ajudam na educação infantil.

Não digo aqui que seguindo esses "passos" será construída a "Criança Perfeita", mas acho que com um pouco de vontade podemos fazer qualquer coisa e dar atenção e carinho para o filho não é a situação mais difícil para um pai, afinal de contas ele é a sua "imagem e semelhança"!

2 comentários:

  1. As crianças de hoje será o adulto agressivo de amanha. O que acontece de fato em muitas familias e a falta de um berço familiar solido. Nos dias de hoje em que pais e maes saem para trabalhar, deixa em casa uma pedra bruta que vai ser lapidada pos estranho. Os pais do mundo globalizado agora são muito diferentes... Situação que me chamou atençao foi quando os ¨jovens¨agrediram a empregada. O pai endagado a respeito do fato disse que eram crianças inocentes e que estavam fazendo faculdade não mereciam punição. Será que os pais nao influenciam muitas vezes acobertando certos erros?

    ResponderExcluir
  2. Concordo com o questionamento feito por este internauta. Sera que nao esta faltando um pouco (ou alias, um "poucao") de disciplina para esses jovens transviados??
    Sim, pois antigamene a discplina era mais rigida, os rebeldes eram afastados de tudo e de todos (n que este seja o unico caminho) e ninguem morria por isso.
    Creio que falta discplina.

    ResponderExcluir