sexta-feira, 3 de abril de 2009

Bulimia e Anorexia

Eu estava pensando em algo bem importante para falar, lembrei de um e-mail que recebi falando sobre a BULIMIA e ANOREXIA.
A Bulimia é um transtorno alimentar caracterizado por episódios recorrentes de "orgias alimentares", no qual o paciente come num curto espaço de tempo grande quantidade de alimento como se estivesse com muita fome. O paciente perde o controle sobre si mesmo e depois tenta vomitar e/ou evacuar o que comeu, através de artifícios como medicações, com a finalidade de não ganhar peso.
A pessoa que tem essa doença apresenta:
·Ingestão exagerada de alimentos em curtos períodos de tempo sem o aumento correspondente do peso corporal;
·Vômitos auto-induzidos  ou colocam o dedo na garganta;
·Uso de laxantes e diuréticos sem controle;
·Dietas severas que são interrompidas por crises que levam à ingestão compulsiva de alimentos;
·Distúrbios depressivos, de ansiedade, comportamento obsessivo compulsivo, auto-mutilação.
As pessoas portadoras da Bulimia sentem muita vergonha, com sentimento de inferioridade e auto-estima baixa. Pois, reconhece o absurdo de seu comportamento, e por não conseguir se controlar sente-se inferiorizado. Procura esconder dos outros seus problemas para não o desprezarem também. Os pacientes bulímicos geralmente estão dentro do seu peso ou um pouco acima, porém estão sempre de dieta e na busca de tentativas de adaptar os afazeres e compromissos rotineiros com os episódios de ingestão e auto-indução de vômito, pois os episódios devem ser feitos às escondidas, mesmo das pessoas íntimas. Por isso encontram uma alternativa para a manutenção de seu problema escondido: a opção pelo isolamento e distanciamento social, que por sua vez gera outros problemas.
Os Anoréxicos tem a pessoa persiste em manter seu peso corporal abaixo dos níveis esperados para sua  estatura, juntamente a uma percepção distorcida quanto ao seu próprio corpo, que leva o paciente acomo o anoréxicos se veem ver-se como "gordo". Apesar das pessoas em volta notarem que o paciente está abaixo do peso, que está magro ou muito magro, o paciente insiste em negar, em emagrecer e perder mais peso. O funcionamento mental de uma forma geral está preservado, exceto quanto a imagem que tem de si mesmo e o comportamento irracional de emagrecimento.
O paciente anoréxico costuma usar meios pouco usuais para emagrecer. Além da dieta é capaz de submeter-se a exercícios físicos intensos, induzir o vômito, jejuar, tomar diuréticos e usar laxantes.
Aos olhos de quem não conhece o problema é estranho como alguém "normal" pode considerar-se acima do peso estando muito abaixo. Não há explicação para o fenômeno mas deve ser levado muito a sério pois 10% dos casos que requerem internação para tratamento (em hospital geral) morrem por inanição, suicídio ou desequilíbrio dos componentes sanguíneos.
Assim como a anorexia a Bulimia geralmente ocorre no adolescente, predominantemente nas mulheres. Os assuntos das conversas preferidos são relacionados a técnicas de emagrecimento. É comum o comportamento de esconder alimentos para futuros episódios.
É interessante notar que a bulimia não constitui uma completa perda do controle. O paciente consegue planejar seus episódios, esperar para ficar sozinho e guardar alimentos, por exemplo. Essa incapacidade parcial é intrigante para os leigos. Muitas vezes os maridos das pacientes julgam que a paciente faz tudo porque quer e critica a esposa aumentando sua culpa. Essa atitude deve ser evitada, pois além de não ajudar, atrapalha diminuindo ainda mais a auto-estima da paciente que sucumbe aos esforços por tratar-se. A bulimia muitas vezes sucede aos episódios de anorexia.
Gostaria de mostrar também as imagens que vieram no e-mail que eu citei no começo do texto:
1

2

3

4

São imagens chocantes, mas espero que sirva para que ninguém cometa essa loucura!

Um comentário:

  1. Olá!
    Linne, indiquei você para um selinho lindo que eu recebi; espero que goste...É só pegar no blog. E também estou passando para conhecer seu cantinho. Fique com Deus.
    Beijos.

    ResponderExcluir